Contabilidade
19:20
5 dicas para profissionais liberais pagarem menos impostos

Você sabia que profissionais liberais podem pagar menos impostos? Boa parte dos profissionais que atuam de forma liberal pagam mais impostos que o necessário por simples desconhecimento da legislação tributária do país.

Na prática, a complexidade da legislação tributária também não ajuda muito, no entanto, com a ajuda de contadores especializados, tudo pode ser mais fácil.

Neste conteúdo, vamos apresentar 5 dicas para profissionais liberais que desejam pagar menos impostos, vale a pena conferir!

1.Abra um CNPJ

Abrir um CNPJ é uma das dicas mais importantes para profissionais liberais que desejam pagar menos impostos.

O profissional que atua como pessoa física, precisa contribuir todos os meses para o Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar a 27,5% dos rendimentos.

Por sua vez, o profissional que opta por abrir um CNPJ pode contar com regimes tributários que oferecem certa economia, como por exemplo, o Simples Nacional.

2.Escolha o regime tributário ideal

Por falar em regime tributário, contar com a assessoria de contadores especializados e que possam montar um planejamento tributário completo e assertivo, é a melhor escolha para o profissional liberar que deseja pagar menos impostos.

A legislação tributária brasileira conta com diferentes formas de tributação, dentre elas o Simples Nacional e o Lucro Presumido, logo é importante conferir qual é a opção mais econômica para cada profissional.

3.Reduza a margem de contribuição para o INSS

Reduzir a margem de contribuição é outra alternativa que pode ser utilizada por profissionais liberais que desejam pagar menos impostos.

Isso acontece, pois quem atua como autônomo precisa contribuir com alíquota de 20% para o INSS, enquanto quem atua como pessoa jurídica contribui com alíquota de 11%.

4.Aproveite incentivos e benefícios fiscais

Reduzir a carga tributária sobre a prestação de serviços, nem sempre é uma tarefa fácil, no entanto, é possível ir em busca de benefícios e incentivos fiscais.

No caso dos profissionais liberais, o ISS – Imposto Sobre Serviços, é um dos principais tributos sobre as suas atividades.

Em geral, a alíquota de ISS praticada pelos municípios é de 5% sobre os serviços prestados.

No entanto, o que muitos profissionais não sabem é que alguns municípios reduzem essa alíquota para incentivar a abertura de novos negócios em determinadas atividades.

Sendo assim, é importante observar a alíquota de ISS de cada município, antes de escolher o local ideal para abrir o seu negócio.

5.Assessoria contábil especializada

Por fim, não podemos deixar de lado a importância da assessoria contábil especializada e a sua contribuição para os profissionais que desejam reduzir os impostos sobre as suas atividades.

Com um bom planejamento tributário, é possível reduzir tributos sem transgredir a lei, tornando suas atividades mais lucrativas e rentáveis.

No entanto, para que isso seja possível, você não pode abrir mão de um serviço contábil especializado e que realmente possa contribuir para o seu negócio.

Deseja reduzir os impostos sobre as suas atividades? Conte com a M&D Contadores, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

LEIA TAMBÉM
Comentários